quarta-feira, maio 02, 2012

Benfica perde Campeonato 2011/2012


Era para ter colocado este post em altura mais oportuna mas só o consegui concluir agora.


Lá o Benfica perdeu novamente o campeonato.

Ao contrário do ano passado, desta vez, o Benfica não ganhou por demérito próprio. Por isso, o título de que o Benfica perdeu o campeonato e não que o FCPORCO o ganhou. O Porto teve o mérito natural de quem ganha no final da competição, mas não mais do que isso. Não foi como o ano passado. O resto, foi culpa nossa e, para não variar, dos árbitros. Mas no que a nós diz respeito há inúmeros erros a apontar:

- má planeamento da época (40 jogadores a iniciar!!)
- absoluta falta de alternativas em posições chave (lateral direito, médio defensivo, n.º10)
- má escolha de alternativas para posições chave (lateral esquerdo, DC)
- empréstimos de jogadores que fizeram falta (C. Martins)
- novamente quebra de rendimento na fase crítica da prova
- insistência em jogadores titulares sem qualidade sequer para o banco (Emerson)
- erros tácticos gritantes em jogos cruciais (Guimarães, FC PORCO)

A verdade é que todos os treinadores têm a sua pancada e a sua teimosia. Por exemplo, o Victor Pereira também não o fez por menos. Mas apesar das asneiradas todas, no FCPORCO as coisas não correram assim. Mudaram de treinador mesmo antes de começar a pré-época, não tinham alternativas no meio campo defensivo, jogaram com um central adaptado a lateral direito, não tinham avançados centro de jeito, alteraram meia equipa a meio da época e mesmo assim conseguiram-no.

Por tudo isto é que já há quem diga que o Jesus não serve para o Benfica. A verdade é que ele criou dinâmica de jogo, trouxe personalidade ao jogo do Benfica mas, por outro lado, também é certo que teve, nestes últimos 3 anos, os melhores planteis dos últimos 20 e só ganhamos um título relevante.

Assim, para mim, das duas uma:

Ou arranjamos melhor treinador, e aqui só me vem à cabeça o Rui Faria ou AVB, e não acho que nenhum destes quererá vir, ou, então, deverá continuar.
É que já sabemos todos o que vai acontecer se, por mero acaso, o JJ ruma ao norte.

Mas, por outro lado, custa-me ver que o JJ não aprende com os erros e não sei até quando é que vou continuar a tolerar a sua teimosia, arrogância e egocentrismo e pouca esperteza em admitir e corrigir os seus próprios erros.

Este campeonato foi perdido de forma incompreensível! Não pode voltar a acontecer.

3 comentários:

  1. Concordo com tudo João, há como é evidente muito demérito nosso... Já não é de agora que acho que damos muitos tiros nos pés, mas a verdade é que o FCP tambem os dá.
    Ora vejamos:
    1:a escolha do treinador foi péssima o Vitor Pereira não percebe nada daquilo
    2:Não colmataram a saída do Falcão
    3:Jogadores contrariados
    4:falta de opções de meio campo e defesa direito (Danilo só veio em janeiro)
    5:exibições miseráveis

    Mas ao contrário de nós e do SCP isso não equivale a um descalabro total, e isso ninguem me tira que a arbitragem ajuda e muito. Este ano esta influência é evidente.
    Se fizer-mos um esforço de memória, facilmente se recordam de 6 decisões contra nós em 10 jogos:Académica, FCPorto, Paços de Ferreira, Olhanense, SCP, Rio Ave. Em alguns destes jogos ficaram por assinalar penaltis evidentes e uma expulsão duvidosa com consequente castigo ridículo na secretaria.
    Ao contrario o FCPorto tem em 5 jogos decisões que são favoráveis, não estou a questionar a sua assertividade, contesto o facto de nunca haver dúvidas: Feirense (expulsão57' penalti), Benfica (expulsão60', golo fora de jogo), Académica ( penalti), Beira Mar (penalti a abrir), Maritimo(2 penaltis). Algumas das decisões foram justas mas o penalti sobre o Aimar em Coimbra tb o era, o Gaitan em Alvalade é clarissimo, o do Saviola em vila do conde é simplesmente ridículo... Sem sequer entrar no rigor extremo com o Emerson no jogo contra o FCP (2faltas o jogo inteiro=expulsão) até dou um desconto no golo do maicon em fora de jogo.
    Eu repito o que comentei no Post abaixo, o que se pede ao Benfica é que seja imaculado porque ser-se bom não chega.

    ResponderEliminar
  2. PS-Podem dizer que em alguns jogos mencionados anteriormente não jogamos nada (Olhanense, Paços, Sporting) e eu concordo. Mas digam-me uma exibição do Porto nestes últimos jogos que tenha "enchido o olho" (então contra o nacional em que tiveram menos posse de bola foi ridícula)...

    ResponderEliminar
  3. Reafirmo: (os últimos 5 títulos do porto)
    FCP 27 cartões vermelhos a favor 7 contra
    SLB 28 cartões vermelhos a facor 30 contra

    FCP 28 golos de penalti 9 golos de penalti contra
    SLB 23 golos de penalti 16 golos de penalti contra
    Este ano:
    FCP 7 CV a favor 2 contra
    SLB 4 CV a favor 5 contra

    FCP 7 golos de penalti 3 contra
    SLB 5 golos de penalti 5 contra

    Todos damos tiros nos pés, uns mais que outros, mas o resto faz muita diferença.

    NÃO RECONHEÇO MÉRITO em quem não tem dúvidas que tem um presidente bandido e nada diz contra ele. Não é só na politica que se pede demissões... Eu tenho os meus princípios...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.