sábado, janeiro 27, 2007

Blood Diamond

Hoje fui ver mais um filme que me deixou bastante inquieto, relativamente ao que se passa em África - "Blood Diamond - Diamantes de Sangue".
Mais um filme na linha de alguns que ultimamente têm saído: Fiel Jardineiro (2005); Shooting Dogs (2005); Hotel Ruanda (2004).
Na verdade, tratam-se todos de filmes, cuja realidade que pretende transmitir é bastante inquietante. Quem vir estes filmes penso que não sairá indiferente ao que viu, e certamente irá ponderar sobre qual poderá ser o nosso contributo (ainda que ínfimo) para prevenir, corrigir, evitar, mudar seja o que for. No caso do "Blood Diamond" há um conselho final, e parece que realmente há algo que está ao nosso alcance: apenas adquirir diamantes que estejam certificados como sendo "Conflict Free Diamonds". Quando cheguei a casa vim pesquisar à internet um pouco sobre como podemos identificar os diamantes que estejam certificados deste modo.

1º resultado da pesquisa: praticamente todos os diamantes existentes no mercado actualmente são "Conflict free", no site diamondfacts.org.
E afirma que evitar a compra de diamantes com origem africana, será muito prejudicial pois as populações que dependem desta indústria, estão agora, e pela primeira vez em muito tempo em situação de paz, podendo ser prejudiciais à sua prosperidade.

... continuando mais um pouco...

2º resultado da pesquisa: no site realdiamondfacts.org afirmam que os únicos que são fiáveis, são os diamantes oriundos das minas canadianas, pois todo o processo que pretende regulamentar e controlar a exploração da indústria de diamantes já está completamente corrompido (e tem apenas 7 anos), e as populações estão a ser exploradas novamente, e os recursos libertados desta exploração, estão a servir novamente para financiar compras de armas, etc.

(quem quiser mais informações no site do filme tem bastantes links com todo o tipo de informação; pode também fazer uma procura no Wikipedia em Conflict free diamonds que surge bastante informação).

Qual a verdade no meio disto tudo?!

Penso que existe uma (pelo menos): por mais que queiramos ter uma conduta correcta, haverá sempre algo ou alguém a querer subverter a mesma. Podem ser só teorias da conspiração, podem ser verdades nuas e cruas; salvar o Mundo,(ao contrário do que muitos acreditam) parece que nem Jesus Cristo conseguiu...talvez a nossa Consciência seja o que nos sobra...(e continuar a acreditar que melhores dias virão).

Como dizem no filme: "As pessoas não são intrinsecamente nem boas, nem más...são apenas Pessoas!!"



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.