O fosso entre os mais ricos e os mais pobres está a crescer e, no próximo ano, segundo prevê a Oxfam, o património acumulado pelos bilionários do 1% vai ultrapassar o dos restantes 99%.
Segundo um relatório da organização não-governamental britânica, as 80 pessoas mais ricas do mundo já têm tanto dinheiro como 50% da população do planeta, ou seja, 3,5 mil milhões de pessoas. Mais grave é que essa riqueza tenha crescido 50% em apenas quatro anos, entre 2010 e 2104, nota o relatório.
O perfil destes bilionários desenha-se de forma muito homogénea. Cerca de 30% dos 1645 bilionários são norte-americanos, e que mais de um terço herdou parte ou a totalidade da sua riqueza. Mais 90% são homens e a única mulher no top 10, no último lugar, é Abigail Johnson, presidente da Fidelity Investments.
A organização não-governamental britânica salienta ainda a predominância de bilionários ligados ao setor financeiro e a ascensão de outros com negócios no setor da saúde - dois setores que, nota, gastam muitos milhões em lobbying.
LER MAIS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.