sexta-feira, março 09, 2007
Multas e mais multas
Para desanuviar um pouco das expectativas de Ménage do Tiga e das acusações de inércia do joão, henrique e augusto, aproveito a minha folga para (tentar) lançar uma nova discussão. É um tema que a mim não me fez qualquer confusão mas que me chateou ver um célebre "Opinion Maker" da nossa praça pública, o digníssimo Miguel Sousa Tavares, criticar à força toda. E falo de radares e verdinhos com ordem para multar. É verdade que as diferentes gestões camarárias de lisboa têm feito asneira e se têm endividado com túneis, bragaparques e encerramentos de feiras-populares. É verdade que não faz sentido que o mesmo presidente de câmara que queria por portagens no acesso ao centro de lisboa, faça um tunel para facilitar este mesmo acesso. Mas julgo que faz sentido multar-se os que param em segunda fila ou em cima dos passeios ou num qualquer cantinho. Não conheço nenhuma grande cidade com tanto carro estacionado nas ruas como em Lisboa. Estarão neste momento todos a dizer que não há alternativas, não há parques. Eles existem, são poucos, mas os que existem raramente estão com a lotação completa. Se eu quisesse abrir um parque de estacionamento, decerto quereria que ele estivesse sempre com uma lotação razoável. É a lei da oferta e da procura. Depois falam dos autocarros que passam muito pouco frequentemente e estão sempre cheios. Como é lógico, se as ruas estão preenchidas com carros parados em segunda fila e o trânsito é caótico, também os autocarros levam tempo a chegar ao destino (relembro um dia europeu sem carros em 2001 em que a carris DUPLICOU o nº de autocarros e eles passaram o dia a circular vazios). Aqui mais uma vez se aplica a lei da oferta e da procura. As alternativas são poucas, ou para muitos não existem, mas se não houver pressões como as que finalmente começam a existir , pressões para que aumente a procura, por forma a que se justifique o aumento da oferta, estas nunca existirão. Relativamente aos radares, cito o dignissimo "opinion maker" (adoro esta expressão!!) que dizia "quero ver o que é que a câmara vai fazer quando a cidade parar em hora de ponta porque circulam todos a 50 kms/h". MAS SERÁ QUE AQUELA BESTA NUNCA ANDOU DE CARRO EM LISBOA EM HORA DE PONTA?????? MAS QUEM É QUE CONSEGUE ANDAR A 50 EM HORA DE PONTA??? Se estas medidas vão fazer com que a Câmara de Lisboa se financie nos infractores e não em todos os lisboetas através das Contribuições autárquicas, se vão fazer com que seja mais fácil circular em lisboa, se vão fazer com que se criem alternativas de transportes públicos e estacionamentos, sejam bem-vindas!!!
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Para ser sincero, até gosto muito de ler as crónicas do Miguel Sousa Tavares no Expresso (muito embora não concorde muitas vezes com ele), mas tenho que admitir que o mesmo não se passa relativamente aos comentários dele na TVI. Suponho que ele mantenha a opinião em ambas as situações (outra coisa não seria de esperar) mas penso que ele nunca é feliz na TVI. De resto relativamente ao que expões neste teu post...Comentários para quê??
ResponderEliminar"De resto relativamente ao que expões neste teu post...Comentários para quê??", um gaijo mete um post para dinamizar a discussão e depois leva com uma resposta destas... Tenho de ser mais polémico, talvez usando mais a expressão "isso não é bem assim!"
ResponderEliminarEntão meu amigo...concordo com o que dizes e para já não tenho mais nada a acrescentar...a não ser que não me entendo com as Bertinhas cá em PDL, aí é que queria ver o Miguel Sousa Tavares a comentar!!
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