sábado, dezembro 02, 2006

Normalização das relações entre Cuba e EUA

Nas comemorações do 80º aniversário do Fidel, o seu irmão propôs a "normalização das relações entre Cuba e EUA" (artigo). Será que é desta que Cuba vai ser Americanizada? Ou será que os EU vão recusar para justificar mais uma invasão, com base na luta contra os regimes ditatoriais, comunistas e talvez contra qualquer suspeita de apoio a terroristas?
Augusto, a viagem a Cuba está a tornar-se urgente!!!

2 comentários:

  1. Epá parece que irá surgir uma nova Florida! Será que ainda vamos a tempo Philip???

    Circula por aí (e não revelo as minhas fontes)que o Fidel tem um cancro e está em fase terminal. Sem Fidel, ninguém aguenta Cuba, e acho que o Raul Castro já percebeu isso.
    Vai ser pacífico o restabelecer de ligações entre Cuba e os EUA. Não acredito que haverão muitos problemas. O povo cubano precisa desta abertura urgentemente.

    ResponderEliminar
  2. Problemas não deverão haver. Resta saber é como é que o Raul Castro pretende mater-se no poder, se por transição directa ou através de eleições, e como é que os EUA vão reagir se a transição for directa. Se não irão aproveitar para invadir Cuba numa altura que a opinião pública poderá estar ainda mais dividida com a subida do Raul ao poder.

    Vou partir o porquinho para ver como estão as minhas poupanças, mas acho que a irmos tem de ser urgentemente, antes das eleições (se as houver), porque senão corremos o risco de ir para uma nova Venezuela.

    Aqui ficam as respostas ao discurso do Fidel:

    “O diálogo que deve haver é entre o regime cubano e o povo cubano sobre o futuro democrático da ilha, tal como temos constantemente afirmado”, afirmou Janelle Hironimus, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.
    Para a diplomacia dos EUA, “qualquer aprofundamento das relações com Cuba depende desse diálogo e da vontade do regime cubano em adoptar medidas concretas para uma abertura política e uma transição democrática”. (in Público)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.